Mestrado em ensino PDF Imprimir E-mail
Ter, 03 de Novembro de 2015 09:47

 

 

Programa de Pós-graduação em Ensino

 

Apresentação:

 

Objetivos do curso, perfil do profissional a ser formado e prováveis candidatos a este curso

 

O Curso de Mestrado Stricto Sensu “Ensino” é destinado a graduados em cursos de licenciatura, bem como bacharéis e quaisquer graduados que desejam se especializar nas linhas de abrangência do programa, voltando os seus projetos de dissertação às melhorias do ensino em relação com a sua área de formação, sobretudo no ensino da sua disciplina ou na conexão da sua formação com as melhorias do ensino formal e/ou informal. Trata-se, portanto, de um curso que objetiva promover a produção, atualização e disseminação de conhecimentos, a formação científica continuada, a qualificação em prol da melhoria do ensino, do desempenho profissional, da consciência política e do exercício da cidadania.

 

Neste sentido, o Curso visa o desenvolvimento cognitivo e o estímulo à produção, difusão e utilização de saberes, seja através do desenvolvimento de reflexões e ações sobre as concepções e diretrizes que regem o ensino no país, seja na busca da melhoria dos processos produtivos de bens e serviços.

 

Objetiva, especificamente, a preparação para o ensino em todos os níveis e modalidades do ensino formal, da educação básica à educação superior, bem como as modalidades de ensino não formal. Os prováveis candidatos a este ao curso atuam ou pretendem atuar em instituições públicas e privadas dos setores de educação, saúde, cultura, desenvolvimento rural, entre outros setores voltados às questões relacionadas com o ensino.

 

Para os que já atuam no ensino, assim como para os que pretendem atuar, o curso propõe contribuir para o avanço dos conhecimentos teóricos, metodológicos e práticos, visando tanto o conhecimento pedagógico do conteúdo, a produção de inovação didática e metodológica, quanto a construção do conhecimento científico e análise crítica de caráter micro e macro estrutural que interferem nos processos de ensino.

 

Os egressos do Curso deverão, portanto, conceber a pesquisa científica como etapa necessária ao processo de aquisição e difusão de saberes. Além disso, é esperado que o domínio competente e crítico do conhecimento se torne indispensável para o bom desempenho profissional. Espera-se, sobretudo, que sejam capazes não apenas de transpor para o seu campo de atuação o conhecimento produzido nos espaços acadêmicos, mas também de construir novos saberes e promover inovações voltadas ao campo educacional. Desta forma, pretendemos incentivar e acompanhar os egressos na sua inserção no sistema educacional formal e não formal, público e privado, assistindo-os e estimulando na sua inserção no meio do ensino, bem como na sua produção acadêmica, didática, tecnológica e assessorias a setores do ensino.

 

Nesse sentido, o curso visa a formação inicial e continuada de docentes e profissionais da educação em geral, pretendendo dar continuidade à formação do graduado em várias áreas de conhecimento com o objetivo de prosseguir na área do ensino, seja contribuindo para que ele se transforme em um docente pesquisador da sua prática, seja capacitando-o para utilizar tecnologias, como as da informação e comunicação, aliadas a métodos e técnicas de investigação em ações direcionadas a: a) compreender diferentes perspectivas teóricas na análise das relações entre educação e sociedade; b) produzir referenciais teórico-metodológicos para compreensão do processo de ensino e das relações educação-sociedade; c) elaborar e executar projetos de ensino e pesquisa; d) analisar a apropriação do conhecimento; e) acompanhar a atual e rápida evolução do conhecimento.

 

Assim, o mestrado visa integrar tanto os conteúdos específicos e pedagógicos, quanto os vários campos disciplinares, alargando as pesquisas interdisciplinares que rompam com as propostas de ensino tradicionais multidisciplinares e fragmentadas, relacionando o teórico e o prático, a ciência e a tecnologia, os conhecimentos eruditos e populares, entre outros.

 

A interdisciplinaridade é incentivada desde a composição do corpo docente que tem formação em diferentes áreas do conhecimento (unindo os departamentos de Ciências Humanas com o de Ciências Exatas e Biológicas) e lecionam em cursos de licenciaturas que formam docentes em variadas áreas do conhecimento. Por conseguinte, os docentes do curso de mestrado demonstram interesse e experiência em refletir sobre as questões de ensino, nomeadamente as questões relacionadas com o cotidiano escolar, a formação de professores, a diversidade e a inclusão de minorias, as práticas voltadas ao ensino, o planejamento e a gestão. Enfim, iniciativas que sempre se relacionaram com todos os níveis, conteúdos curriculares transversais, disciplinas diversificadas, temáticas, modalidades e etapas educacionais.

 

Período de seleção: Anual

 

Vagas por seleção: 15

 

Horário de Funcionamento: Turno Vespertino (preferencial para as disciplinas obrigatórias)

 
Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense
Avenida João Jasbick, s/nº - Bairro: Aeroporto - Santo Antônio de Pádua, RJ - CEP: 28470 000
Telefones: (22) 3851-0994, 3851-0558 e 3853-2177

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